SOLA SCRIPTURA – A parábola dos construtores

21 10 2010

 

Mateus 7:24-27

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.”

Jesus havia acabado de pregar o famoso sermão do monte, Jesus sabia que eles todos haviam ouvido, e até gostado do que ouviram, e até iriam fazer algo acerca do que havia sido dito, mas Jesus sabia, que muitos, tal como nos dias de hoje, ouviram, entenderam, reconheceram e tomaram a decisão de fazer algo. Mas só isso não basta, necessitamos de direcção quando vamos fazer algo, e necessitamos sobretudo de um fundamento firme. Pois ainda hoje muitos ouvem, gostam, reconhecem e até praticam, mas, passado um tempo desaba tudo diante dos nossos olhos pois na realidade não estavam firmados no fundamento sólido que é Jesus Cristo.

A parábola fala de dois homens que construíram cada um a sua casa, coisa comum naqueles tempos, ambos as construíram em sítios diferentes, um sobre a rocha e outro na areia, na zona da Palestina é muito comum este tipo de geografia, sendo que seria uma decisão que muitos dos homens já tinham tomado ao construírem suas casas. Pelo que lemos mais à frente depreendemos que construíram as casas junto a cursos de rios. Outra característica da Palestina é o seu clima, devido à configuração das planícies, é comum existirem tempestades e cheias súbitas e violentas em certas zonas, e Jesus conta que veio uma grande tempestade sobre as duas casas ao mesmo tempo, e a casa cujo firmamento estava na areia ruiu, a que estava na rocha permaneceu.

Jesus não estava a dar nenhuma lição de arquitectura ou construção civil, os homens todos ali presentes certamente saberiam que ninguém no seu perfeito juízo constrói uma casa sobre a areia num sitio onde corra o risco de ela cair, é como se Jesus dissesse aos ouvintes da parabola: “Qual de voçês constroi uma casa sobre a areia da margem de um rio?”, e todos ficaram calados, “Que diriam de um homem que fizesse isso?”, um responde: “Que esse homem é insensato!”. Ao que Jesus responde:”Pois todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.”

Pois nós devemos estar bem certos de certas verdades fundamentais.

A crise vem sobre todos sem excepção, tanto o sábio como o insensato sofreram da tempestade, e ninguém neste mundo está livre de problemas ou crises de qualquer tipo. [Esta passagem talvez seja boa para os defensores da depravação da saude e prosperidade]

Se a diferença não está na ausência da tempestade, certamente estará na consequência dela. Aquele que a tinha na rocha, depois da tempestade ainda tinha casa. Mas o que a tinha na areia ficou sem ela. Logo quem ouve as palavras de Cristo (realmente ouve!) e as pratica (realmente pratica!), pode estar bem seguro que no meio da tempestade tem um fundamento bem mais forte do que as piores das tempestades.

A principal característica do Cristianismo (está no próprio nome) é Cristo como fundamento. E toda vida do cristão verdadeiro tem que estar firmada na rocha verdadeira.

E tu amigo onde está a tua casa edificada? Será que estás pronto para a tempestade? A tempestade vem a qualquer hora do dia e sem aviso, e quem não tiver tomado as precauções antes dela, nada pode fazer depois de ela chegar. Atenta para o teu firmamento.

Fraternalmente em Cristo,

Fábio Silva

P.S.- Seja para elogiar ou criticar comentem, é a melhor forma de incentivarem o trabalho de blogueiros, saber que estão a ser lidos, ainda que quem lê não concorde com algo.


Ações

Information

3 responses

21 10 2010
Tiago Vieira

Olá irmão,

Seu blog já está cadastrado no http://www.InternautasCalvinistas.com

Deus te abençoe.

22 10 2010
fjccsbraga

Obrigado,

Vai passando…

Deus te abençoe também.

29 04 2013
Paulo Cesar

Ótimo post, boa exposição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: