O clamor da falsa doutrina: União e Tolerância

2 09 2011

Na presente era, que a tolerância, liberalismo, inclusivismo, ecumenismo, e de tantos outros “ismos” estão na moda, nem tudo é mau, a falsa doutrina vai sempre clamar por tolerância. Nunca como agora os cristãos verdadeiros foram tão rotulados de extremistas, intolerantes, retrogrados etc.

Mas até aqui não há nada de novo, nada que já não venha acontecendo à centenas de anos. O que me tem assustado é o grau de animosidade que existe não de fora, mas sim de dentro das nossas paredes, as acusações de intolerancia, e extremismo são muito maiores daqueles que seria de esperar uma posição mais racional e humilde. Muitas vezes dou por mim a ter um debate amigável e respeitoso com um “ateu”, mas com crentes isto torna-se cada vez mais difícil!

Pode ser que o mal esteja em mim, e eu perca a paciência com mais facilidade com alguém que na minha opinião, deveria saber fundamentar os seus pontos de vista de uma forma mais bíblica. Ao invés por muita argumentação que eu tenha com alguns crentes, parecem-se muitas vezes com certos seguidores da seita dos Testemunhas de Jeová, têm um numero de versículos e chavões pré-formatados no disco rígido e dali não saem mais.

Mas na realidade eu creio que isto é algo mais transcendente ao individuo, a falsa doutrina precisa de tolerância, a falsa doutrina não suporta o escrutínio da escritura, porque ela apenas sobrevive, prospera e reproduz se não existir debate. A falsa doutrina não tem hipóteses quando confrontada com um exame cuidado. A falsa doutrina não suporta bereianos.

Estejamos sempre atentos ao clamor da união, pois muitas vezes a heresia vem encoberta nos seus passos.

Fábio Silva


Ações

Information

Deixe uma Resposta

