Um homem sem nacionalidade para todas as nações

24 09 2011

Jon Bloom

João 1:11-12  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome.

Deus é um génio

Obviamente, esta frase é candidata a maior “understatement” de todos os tempos. Mas para onde quer que eu olhe na Bíblia e veja como engendrou a historia redentora, é isso mesmo o que eu penso. Fico incrédulo com uma sabedoria e presciência que , francamente, de toda a minha experiencia e observação, não vem de humanos.

Eis um exemplo: A etnicidade de Jesus. Jesus era um hebreu semita. O que quer dizer que os povos nórdicos, europeus e eslavos não podem reclama-lo como um deles. Os africanos não o podem reclamar, os asiáticos de leste não o podem reclamar, povos nativos americanos não o podem reclamar

E os semitas do Médio Oriente que o poderiam reclamar maioritariamente o rejeitam. Mas após 2000 anos de migrações raciais, deslocalizações, e casamentos mistos na Palestina, muito poucos, se é que alguém, pode reclamar um laço genético claro com ele.

Eis o ponto: nenhum povo pode tomar legitimamente Jesus como orgulho racial. Ele não deixou nenhuma linhagem sanguínea especifica. Nem tampouco deixou uma descrição física dele. Tudo que ele nos deixou – tudo que ele quis nos deixar – foi o seu evangelho.

E Jesus quer que o seu “evangelho do Reino seja pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mateus 24:14). Sua intenção é “fazer discípulos de todas as nações”(Mateus 28:19).

Jesus tornou-se um homem sem pátria para que ele pudesse ser o homem para todas as nações. Os filhos de Deus não são nascidos do sangue (João 1:13) mas da crença em seu nome (João 1:12). Para que todos os filhos de Deus digam com os samaritanos “Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”

(…)

Tradução: Fábio Silva

Original: Jon Bloom in http://www.desiringgod.org/blog/posts/a-nationless-man-for-all-nations#


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: