A Responsabilidade Do Pregador Em Pregar Santidade

27 09 2011

“E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano1 e o farão discernir entre o impuro e o puro.” Ezequiel 44:23

Pregas santidade? Pois, mas devias.

Santidade parece ser um provérbio de tempos passados. Até parece que hoje criticamos aqueles que perseguem santidade como se eles tivessem a tentar atingir o perfeccionismo dos primeiros metodistas. Apesar do que os homens dizem acerca da santidade ou de como o mundo reage à santidade, Deus deseja-a para o seu povo. E se Deus a deseja, nós devemos prega-la e proclama-la

Santidade causa distinção…

Algures no percurso do nosso anti-intelectualismo excessivo perdemos o significado de certas palavras; significado que devemos recuperar. Santidade não significa “perfeição”. A palavra “perfeito” significa “perfeição”.  Santidade não significa “rectidão” porque o termo “recto” significa “rectidão”. Santidade significa ser diferente, ser distinto. O antónimo de santidade é vulgaridade.

Santidade refere-se à distinção à qual nós devemos viver…

Santidade refere-se à nossa função; que nós devemos viver a vida de tal forma que isso nos distingue de uma cultura que nega a Cristo. Nós viver diferentemente da cultura que nos rodeia. Muitos dos juízos de Israel no Velho Testamento eram que, em vez de serem um exemplo de santidade para as poulações vizinhas, eles adoptavam as suas práticas. Assim, ao invés de ser santo, Israel estava a tornar-se vulgar

Santidade também se refere à distinção com que Deus nos trata…

Tambem se refere ao nosso julgamento; nós seremos tratados de forma diferente (por causa de Cristo) do que uma cultura pagã que nega a Cristo. Deus demonstrará um amor distinto para com o seu povo, amor que os que negam Cristo não experienciarão e não beneficiarão dele. Nós devemos, como pregadores, pregar e proclamar a necessidade não só a distinção em que devemos viver mas também a distinção com que Deus nos trata.

Conclusão: Nós devemos pregar a distinção do Cristão…E a distinção com que Deus trata o Cristão

Ezequiel diz que os sacerdotes têm que ensinar ao povo a diferença “entre o santo e o profano1”. A igreja moderna sabe muito pouco sobre a distinção da vida cristã, ou da diferença que deve ser encontrada na vida do cristão. As percentagens de divorcio refletem as da sociedade pagã. As nossas crianças vivem no mesmo meio cultural que os seus pares. Vemos os mesmos programas de televisão, gastamos o nosso dinheiro da mesma maneira, e levamos a nossa vida da mesma forma que a cultura pagã que nos rodeia. De facto, vemos muito pouca diferença entre a igreja e a cultura, especialmente no sul dos EUA. No entanto, aqui em Ezequiel, o pregador é lembrado de que é sua responsabilidade ensinarão povo a necessidade de santidade, de vidadistintamente diferente do que a cultura pagã.

E enquanto pregamos a necessidade da santidade, somos encorajados  pelo fruto da santidade: que Deus de facto trata-nos diferentemente. O evangelho é o grande e exclusivo selo de Deus, seu santo selo, no seu santo e exclusivo povo. À medida que entendemos a exclusividade com que Ele trata o seu povo,  ela estimula-nos a viver essa exlusividade em nossas vidas.

Pregadores não devem apenas pregar santidade, mas se gloriar na santidade (uma santidade apenas merecida através dos méritos de Cristo). Pois é na santidade, tanto presente como futura, que encontramos a nossa grande confiança e regozijo.

Então, pregas santidade?

1 – Algumas traduções como a inglesa ESV traduzem esta palavra como “comum”

Tradução: Fábio Silva

Original: Josh Miller in http://joshmiller.org/the-responsibility-of-the-preacher-to-preach-holiness/


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: