Conselho Puritano Sobre Como Descobrir a Vontade de Deus

29 09 2011

John Flavel:

“Se por isso estiverdes em casos duvidosos em busca da vontade de Deus, governai-vos nessa busca  pelas seguintes regras:

1 – Conquistai o verdadeiro temor de Deus nos vossos corações. Tenham um medo genuino de ofende-lo. Deus não oculta a sua mente de tal alma. “O segredo do SENHOR é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto.” (Salmo 25:14)

2 – Estudai mais a Palavra, e menos as preocupações e interesses do mundo. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” (Salmo 119:105), isto é, como uma utilidade revelando e direccionando para todas as tarefas a serem cumpridas e perigos a serem evitados.

3 – Aplicai aquilo que já sabeis,  e sabereis qual é o dever a pôr em prática.  “Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele” (João 7:17) “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.” (Salmo 111:10)

4 – Orai por iluminação e direcção sobre a direcção para onde deveis ir. Orai a Deus para para que Ele vos guie e para que ele não permita cairdes em pecado.

5 – E tendo feito isto, segui a Providencia até onde ela concordar com a Palavra e não mais além. Não existe utilidade na Providencia contra a Palavra, mas sim em subserviência a ela

The Mystery of Providence, 1678, (Carlisle, PA: Banner of Truth Trust, 2006), 188-9, enfâse minha.

Original: Jonathan Parnell http://www.desiringgod.org/blog/posts/puritan-advice-on-discovering-gods-will                                                Tradução: Fábio Silva

_____________________________________________________

P.S. – C. S. Lewis costumava dizer que tinha de limpar a sua mente alternando cada leitura de um livro moderno por um ou dois livros com mais de 200 anos…como eu o entendo…que diferença de clareza e espiritualidade existia antigamente.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: